sábado, 5 de novembro de 2011

Semana dos Seminários

A Semana dos Seminários, que a Igreja Católica assinala entre 6 e 13 de novembro, conta com um guião disponível gratuitamente na internet que inclui textos, catequeses e orações, além de relembrar atitudes a seguir pelos padres.

A "proposta de reflexão" sublinha que o sacerdócio deve ser vivido "não como privilégio, nem como conquista nem como motivo de glória nem como anelo de triunfo ou êxito, nem sequer no terreno da santidade".

O padre, "enquanto homem de comunhão, privilegiará sempre o diálogo", indica o caderno de 90 páginas elaborado pelos seminários das dioceses de Évora e Algarve, acrescentando que o presbítero é chamado a cultivar "a capacidade de colaborar e trabalhar em equipa".

O tema da edição de 2011 da Semana dos Seminários, "Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu povo", baseia-se na homilia da missa que Bento XVI celebrou a 19 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude realizada em Madrid.

Além desta intervenção do Papa dirigida aos seminaristas presentes na capital espanhola, o guião inclui a mensagem de D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, responsável pela organização da Semana dos Seminários.

O livro apresenta sugestões de catequeses para a infância, adolescência, juventude e idade adulta, com textos, cânticos e dramatizações, apontando-se neste capítulo alguns indícios reveladores da inclinação para o sacerdócio, como quando a missa ou a oração "começa a ser uma necessidade quotidiana".

Os "sinais" de vocação detetam-se também quando o trabalho feito na paróquia ou movimento começa a "'roubar o coração" e a pessoa passa grande parte do tempo nessa atividade, quando a figura de um padre suscita o projeto de consagrar a vida à semelhança da dele ou quando se deseja uma "felicidade que o mundo não pode dar".

O caderno compreende uma vigília de oração, textos para as missas que ocorrem durante a Semana dos Seminários, um itinerário espiritual baseado numa leitura bíblica alusiva ao tema deste ano, bem como meditações para os mistérios do Terço.

A Comissão Episcopal também organizou o 8.º Fórum Nacional das Vocações, que decorreu na última sexta-feira e sábado em Fátima, sob o tema "A Pastoral Vocacional em tempos difíceis e aliciantes".

O comunicado final do encontro enviado à Agência ECCLESIA aponta para a "necessidade de propostas de qualidade, exigentes e sérias, através de testemunhos convincentes, ação coerente e formação adequada".

Os testemunhos escutados no encontro sublinharam três vetores: a "experiência de sentir-se desejado por Deus", a "vivência de experiências religiosas marcantes", e a "direção espiritual", onde os a ação dos "mediadores" foi decisiva em "momentos-chave" do percurso vocacional.

D. António Francisco dos Santos "relembrou que os tempos não são de otimismos fáceis, mas de esperança firme e confiança confirmada", em que todos os católicos são convocados para o "incessante e constantemente recomeçado de chamar".

Ao longo desta semana rezemos pelos seminaristas:



Senhor Jesus, Bom Pastor, 
que em obediência ao Pai 
dais a vida pelas ovelhas, 
concedei-nos as vocações sacerdotais 
de que a Igreja e o mundo tanto necessitam.
Fazei que as nossas famílias e comunidades 
sejam campo fértil, onde possam germinar.
Abençoai o trabalho apostólico
dos sacerdotes, catequistas e educadores 
para que acompanhem a vocação sacerdotal 
daqueles que escolheis.
Dai aos jovens seminaristas
 a coragem de Vos seguir 
e o dom de configurarem o seu coração com o Vosso.
E que Santa Maria, Vossa Mãe, Rainha dos Apóstolos, 
os guie e proteja, até chegarem a ser 
pastores consagrados a Deus e ao seu Povo. 
Ámen


Carrega aqui para fazer download dos materiais de apoio.

Sem comentários: